“Como você enxerga o mercado de trabalho e as oportunidades de emprego?”


O mercado de trabalho vem constantemente se renovando com as tecnologias, novas máquinas vêm substituindo empregados e tornando o desemprego cada vez maior, deixando o mercado mais excludente e seletivo. O mercado de trabalho vem selecionando cada vez mais as pessoas capacitadas, os que possuem além da graduação, além do mestrado, o mercado quer o diferente, o criativo. Por isso não basta apenas o ensino médio, a graduação, a pós, o mestrado, o curso técnico; quanto mais qualificações o indivíduo possui, maiores serão suas chances e entre os milhões de currículos cada curso que você possui além vão deixando 10, 20,30 currículos para trás.

Profissões surgem e desaparecem em um piscar de olhos, e o desafio para acompanhar esta troca e analisar o mercado mais promissor está na mão dos jovens. As áreas de hoje que proporcionarão mais oportunidades no futuro são as áreas da informática e na de telecomunicação. Os jovens que acabaram de sair do ensino médio e estão prestes a entrar no mercado de trabalho e no ensino superior que devem analisar o mercado mais propício à sua atuação, não se esquecendo de sempre optar pelo que lhe traz satisfação e não apenas sucesso financeiro, afinal um profissional feliz é um profissional de sucesso. Esta decisão deve ser muito bem pensada e é por isso que algumas universidades abrem suas portas para que os futuros universitários conheçam os cursos, além disso, outra maneira para a grande decisão é conversar com profissionais e visitar seus locais de trabalho.

Um ponto importante a ressaltar é que no Brasil ainda é muito forte a tradição de que o curso superior irá resultar em mais oportunidades do que o curso de técnico. Hoje em dia o mercado de trabalho está com o déficit na mão de obra em nível técnico e sobrando mão de obra em bacharelado. Uma pesquisa feita pela confederação nacional das indústrias diz que 61% das empresas já estão formando sua mão de obra. Hoje em dia no Brasil existem em torno de 185 cursos técnicos. A vantagem de fazer o curso técnico é a experiência. O curso técnico envolve a convivência, o que muitas vezes não é tida nos cursos superiores. Por isso o a formação técnica faz a diferença no currículo, como afirma Silvana Case, vice-presidente executiva do Grupo Catho, além disso, outras vantagens são o preço das mensalidades e a duração que põe o formado em menos tempo no mercado de trabalho.


EXISTEM AÇÕES PÚBLICAS QUE INCENTIVAM A FORMAÇÃO TÉCNICA?

Sim, dentro do Brasil existem ações públicas que incentivam e criam vagas para cursos técnicos, como é o caso de SC que criou 100 novos cursos técnicos- profissionalizantes. Já em um cenário mundial podemos ainda observar o exemplo da França, a Agência nacional de empregos (ANPE) possui ações como o Contrato de Trabalho de Jovem (Contrato de Jovens tem como objetivo oferecer empregos e a profissionalização) Estágio de Inserção e Formação no Trabalho e a licença de formação para Trabalhadores Jovens (ação que permite ao jovem assalariado dispensa para buscar qualificação profissional, melhorando seu desempenho na empresa). Na França a relevância que é dada para a formação do indivíduo é grande, e este exemplo poderia ser aproveitado por outros países, como o Brasil, incentivando a contratação de jovens estagiários, para que os mesmos obtenham experiência e formação profissional, oferecendo oportunidade de o jovem crescer.


A FLUÊNCIA NOS IDIOMAS ESTRANGEIROS AJUDA NO CURRÍCULO?

Para se obter sucesso profissional não se pode deixar de contar os idiomas estrangeiros, o mercado de hoje não é o mesmo da década de 70. Há 40 anos atrás, com a globalização inferior do que a de hoje e com o mundo menos interligado, com a internet ainda em crescimento, as empresas se satisfaziam com o inglês escrito,porém, hoje não basta. A fluência no inglês e em outros idiomas é essencial para se ter um bom emprego ou se satisfazer com um baixo salário ou mesmo com o desemprego.

Por fim, vemos o mercado como uma prova, onde apenas os mais capacitados e criativos entram. A bola da vez é ter um currículo impecável, afinal o mercado é excludente e põe em primeiro plano os que têm mais experiência e ensino, por isso apenas um curso técnico ou um superior não é o bastante, a especialização e o aperfeiçoamento são essenciais e esta é a lei do progresso. Assim faltam vagas para os não tão qualificados e sobram vagas para os que se especializaram.




Silvana Schork, mestre em educação analisa o ponto de vista dos jovens:

SILVANA: Depois de uma longa caminhada, o jovem chega ao término do Ensino médio e confronta-se com um doloroso dilema- que profissão seguir? Que carreira almejar? Os anseios dos pais, a pressão do mercado de trabalho e a imaturidade própria da idade surgem, na maioria das vezes, como obstáculos para uma decisão acertada.

BAUHAUS: COMO VOCÊ AVALIA A DECISÃO PROFISSIONAL?

SILVANA: Não é uma tarefa fácil alcançar essas respostas, por isso é fundamental que se retome o tempo necessário para pensar não só sobre o emprego que se quer agora, mas também imaginar o futuro da carreira profissional.

De que adianta ser um razoável médico se tem tudo para ser um extraordinário professor? Qual o valor de um diploma de engenharia a ser entregue e demonstrado - com orgulho até - se o coração mora na história ou na filosofia?

Descoberta a vocação íntima é agarrar-se a ela e, apesar de tudo e de todos, ou com sorte contando com algum apoio, retirar as pedras do caminho e fazer neste mundo o que veio a fazer.


____________________ . _____________________

“O aluno que se convencer da importância do seu desempenho escolar é sem dúvida alguém que terá sucesso como profissional e como cidadão” Secretário de Estado da Educação de SC, Paulo Roberto Bauer

____________________ . _____________________


Aqui vão alguns sites interessantes onde você aprende a montar um bom currículo, a escolher uma boa profissão, e ver o que o mercado necessita.

http://aprendiz.uol.com.br/homepage.mmp & http://www.empregoemalta.com/


As fontes de pesquisa foram:


Cruzada contra o desemprego, Brasília -2000, Senador Casildo Maldaner.Páginas 14,15 e 16.

Revista veja, 4 de março de 2009, edição 2102 ano 42, número 9, página 97.

Revista Its, Maio de 2010, número 63, página 40.

Revista Veja Edição 1 769 - 18 de setembro de 2002

teenaer1.gif (14744 bytes)



Alguns videos que relacionam com o tema proposto:

21 comentários:

silvana schork disse...

É importante discutir questões tão importantes, mas de maneira a atingir o púbico específico a que se destina o tema- os adolescentes. Parabéns pela iniciativa!!!

Fabiana Gramkow disse...

Este blog com certeza terá grande utilidade para os jovens, e por ser feito por jovens terá grande critério no desenvolvimento dos temas, transpondo-os para mais perto do público alvo e com maior interatividade. Valeu pela coragem e pelo amadurecimento, pois ajudar aos outros através de dedicação de parte do tempo com algo tão útil é sempre bem-vindo!!

Anônimo disse...

acho super legal fazer um blog para discutir coisas assim,ele com certeza vai ajudar muitas pessoas.Parabéns pelo trabalho

Marlete disse...

Parabéns pelo empenho que vocês tem de passar aos outros, condições mais favoráveis de decidir seu futuro!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog galera. Já tinha pensado em fazer um curso técnico e agora estou mais certa de que, atualmente isso é o melhor a fazer. A entrevista me deixou mais segura da minha escolha, adorei. É isso ai, parabéns pessoal!!

Bruna Heloisa disse...

parabéns pelo blog, ele ajuda muitoo para quem esta em duvida sobre o que fazer, ele sera de grande ultilidade, parabéns mesmo pelo trabalho, adorei!

Janete Luders disse...

Parabéns, vocês arrasaram com este blog, eu já trabalho, mais é um grande incentivo para os mais jovens, vou indicar este blog para minha filha, parabéns!

Marcela Stein disse...

Parabéns jovens! Blog riquíssimo em conteúdo e muito bem formulado! Sucesso para vocês e continuem assim!!

Anônimo disse...

parabéns pelo blog, e pela iniciativa.

Mario disse...

O assunto proposto é bem interessante e traz a tona uma velha duvida de que muitos jovens tem. Parabéns do blog feito de jovens para jovens!

Master disse...

poxa que legal! gostei mesmo

Stefan disse...

Muito bom o blog! Muito interessante e criativo. Prabéns :D

Anônimo disse...

parabéns,gostei de verdade

Bárbara disse...

Nossa, muito interessante este assunto, tão abrangente. Ajuda na escolha de um bom emprego. Parabéns a todos!!

ana disse...

parabéns,o site ajuda muito,é legal pensar em fazer um blog de jovens para jovens

julia disse...

parabéns, esse site ajuda mesmo, conferi com os meus proprios olhos, obrigada jovens!

Carina disse...

parabéns, mt bom ;D

Caroline disse...

parabéns, muito criativo e me incentivou bastante, agora eté estou animada, obrigada!

Juliana disse...

gostei do assunto, acho que ele ajuda muitas pessoas a decidirem sobre o que fazer no futuro, Parabéns a todos pelo esforço e empenho

Clarisse disse...

O assunto é bem interessante e me ajudou muito, parabéns pelo blog pois ele sera de grande utilidade para todos os jovens.

Bruna disse...

párabens! eu ja tinha pensado em fazer um curso tecnico, agora fiquei mais inspirada, obrigada, e espero que continuem postando, pois é um site super interesante.

Postar um comentário