CURSO SATURADO

Está chegando a hora de você decidir sua vida profissional. Direito, psicologia, jornalismo... São tantas opções! Veja a história de Joana, a garota que mudou de curso por causa de sua mãe.

Pois é segundo a mãe de Joana o curso que ela deseja fazer está saturado, mas o que é um curso saturado? É o que veremos no post desta semana.

Primeiramente vamos nos remeter à palavra “saturado”, segundo o dicionário Aurélio saturado se refere a algo farto, cheio. E é isso mesmo, cursos saturados são cursos com um excesso de formandos, e, consequentemente, o mercado não consegue absorver a demanda. O mercado recebe anualmente milhares de formandos em diversas áreas, e com isso o mesmo se torna muito seletivo a ponto de estar super saturado em algumas áreas e em certos lugares. Exemplo: na região Z do país todos os anos se formam 1000 bacharéis em publicidade e na mesma região 700 vagas para publicitários são abertas sendo assim na relação procura x oferta, temos um número superior de procura para um número menor de oferta, o que torna o mercado saturado. Porém, na região Y 700 pessoas se formam em publicidade e 1000 vagas são abertas, fazendo com que o mercado nesta área esteja insaturado. Assim, a relação procura x oferta é desfavorável a quem procura por empregados.
No exemplo anterior, em certas regiões sobram vagas em uma determinada área do mercado. E, muitas vezes, é justamente nesta área que está faltando mão de obra na sua região e é também a que você está formado. Sendo assim, temos que analisar também os benefícios trazidos pelo emprego, ver se existem perspectivas de crescimento, analisar os pontos positivos e negativos, fazendo ao final uma balança. E por que não se arriscar? Tentar a vida em outro lugar? Muitas vezes o que procuramos não está bem de baixo do nosso nariz e, assim, temos que buscar, ir atrás. Mas será que todos estão preparados para se deslocar? Será que você não será privilegiado? Então lembre da balança, liste o que há de bom e de ruim e veja para onde pende a balança. Talvez, no futuro a decisão que você tomou hoje traga resultados surpreendentes. A falta de mão de obra faz o mercado ficar louco atrás de pessoas qualificadas e, em consequência, a remuneração aumenta.

Um bom ponto é a qualificação. Hoje, no mercado em geral há vagas sobrando, mas sobrando para quem? Pois é, estão sobrando vagas para os profissionais qualificados, que é um dos diferenciais que fazem toda a diferença na busca por um emprego. Ter conhecimento técnico na área desejada, ter conhecimento de informática, ser uma pessoa perspicaz, ter fluência em outros idiomas trazem vários benefícios a quem está procurando um emprego. Muitas vezes a vaga em que você concorre existem 10 outros candidatos, e caso você fale duas línguas estrangeiras já passa a frente de 4, se você tem conhecimento de informática, passa a diante de mais uns 3 e tem recomendação de professores universitários, ou uma boa formação acadêmica, o que torna você o 1º. Então, apesar de você ter feito um curso saturado, como, por exemplo, jornalismo, o seu currículo é que manda. Geralmente o que procuramos não está bem aqui, e apesar de haverem outros 300 candidatos concorrendo a mesma vaga, toda a dedicação que você teve no colégio e na faculdade e todos os bons resultados obtidos no boletim serão o seu diferencial.

Além de todas as qualificações apresentadas acima, há outra tão importante quanto, que é a sua rede de contato. Hoje no mercado, ter uma rede de contato sólida, confiável e boa traz inúmeros benefícios, como no exemplo anterior, em que existem 10 candidatos a uma vaga. Você tem boas qualidades e está à frente de 5, a indicação por algum membro da empresa que tenha bom desempenho dentro da mesma pode acabar colocando você em uma posição mais privilegiada, é verdade! A garantia da vaga de um emprego não é apenas conquistada por suas qualificações, mas por um conjunto delas com suas indicações. Ser indicado por um bom funcionário traz a ideia de que você é também um profissional de qualidade superior.
Então esta Networking ou rede de contato, segundo especialistas, devem ser formadas a partir do ensino superior, começando pela faculdade, pela pós graduação, mestrado... formando amigos, formando companheiros de negócios. É assim que se deve formar uma rede de contato, porém esta rede também pode ser formada por primos, tios, pais, por parentes em geral.

Segundo Arlindo Felipe Junior, diretor executivo do grupo Soma, empresa especializada em recursos humanos, manter a rede de contatos sempre ativa também é muito importante para aqueles que ainda estão no mercado de trabalho. Telefonar, mandar e-mail, mensagens pelo Orkut, é sempre bom para não passar a imagem de que você está se aproveitando pela posição que ele possui, para conseguir um emprego, ou algo assim.

Esta é uma entrevista com Mário Persona, escritor, consultor, professor de comunicação e marketing brasileiro, suas crônicas de marketing são reproduzidas em jornais e revistas no Brasil e exterior, é autor dos livros: Receitas de Grandes Negócios (2002), Gestão de Mudanças em Tempos de Oportunidades (2003), Marketing Tutti-Frutti (2004) e Marketing de Gente (2005), pela Editora Futura.

O que significa “networking”?

Mario Persona - Networking é uma rede social, as pessoas com as quais nos relacionamos de alguma forma, porém o termo geralmente é usado com uma segunda intenção em mente, quando o assunto é trabalho ou negócios. Essa segunda intenção é poder contar com as pessoas que conhecemos quando precisamos. É aí que o networking fica mais complexo.

Digo isso porque qualquer rede social ou de relacionamento precisa de um motivo. Então não basta eu colecionar cartões se eles não passam de um papel com um telefone e e-mail. Aquele cartão precisa representar algo, ou não existirá um elo e, se não existe elo, não existe rede. Uma simples linha de nylon nas mãos de um hábil pescador só se transforma em rede porque ele sabe como e onde dar os nós.
A verdadeira rede de relacionamentos, o verdadeiro networking, é algo que se constrói com habilidade, com diferentes tipos de nós, diferentes tamanhos de malha, para obter resultados também diversificados. Há redes para peixes grandes e pequenos, crustáceos e até para parar a bola do gol.

Como esse conceito tem crescido no mercado de trabalho atualmente? Muitas pessoas são empregadas através dessa rede?

Mario Persona - A maioria das pessoas consegue emprego por indicação. Mesmo que não exista uma indicação direta de um amigo ou parente, seu currículo deve trazer referências que serão consultadas para verificar sua idoneidade, sua capacidade de trabalho e, o que é cada vez mais importante, sua habilidade para conquistar e manter bons relacionamentos.

A própria empresa que contrata dá um grande valor à rede de relacionamentos do candidato, pois ela lhe dá uma amplitude maior de referências que podem ser consultadas. Embora não garanta que o candidato irá agir de maneira contrária à das indicações, é sempre uma segurança contratar um profissional que é conhecido e querido de muitas pessoas.
Na área de vendas é comum vendedores serem contratados em função da rede de pessoas e empresas que já atende com sucesso, e não pelos seus belos olhos. Evidentemente não basta ele ter os cartões dessas pessoas e empresas; é preciso que ele tenha criado um relacionamento bom e estável com elas, caso contrário sua rede terá o efeito inverso. Já aconteceu com você de citar o nome de uma pessoa para alguém e esse alguém virar os olhos e fazer cara de nojo?

Meu pai costumava contar de um amigo seu que, quando era jovem, foi para uma entrevista de um emprego que estava praticamente garantido. Para se garantir ainda mais, conseguiu uma carta de recomendação de um político local achando que com isso suas chances seriam melhores. Foi justamente a carta de recomendação que fechou as portas para o novo emprego. O "quase-patrão" odiava o político.

Que dicas você daria a um profissional para ele sobressair no mercado de trabalho com essas ferramentas sem ser chato?

Mario Persona - O melhor conselho foi o que ouvi na entrevista de um médico que atendia presidiários. Ele contou de um preso que manteve durante anos uma rede de 400 marginais que ele chamava de "trabalhadores diretos", e 800 que ele chamava de "trabalhadores indiretos". Indagado pelo médico como ele conseguia manter esse pessoal todo fiel a ele, o bandido respondeu que procurava dar a eles o que todo homem gosta, e isso não era dinheiro nem mulher. Ele os incentivava a falarem de si mesmos, de se gabarem de seus feitos.
Quando tratamos as pessoas do jeito que elas gostariam de ser tratadas, criamos boas redes de relacionamentos. Mas é preciso entender também que precisamos fazer isso mesmo que aquelas pessoas em particular não representem vantagem imediata para nós. Não posso me dar ao luxo de considerar sem valor alguém que naquele momento não serve para comprar meus serviços ou me contratar, porque aquela pessoa pode ser uma formadora de opinião ou fazer a ponte entre mim e um futuro cliente. Devo sempre deixar uma boa impressão entre todas as pessoas de meu relacionamento.
As melhores redes são aquelas encaradas como investimento futuro. Uma boa rede de relacionamentos é algo como uma previdência privada, que você vai acumulando ao longo dos anos para usufruir depois. Todo profissional precisa ter consciência disso e saber gerenciar redes de curto e longo prazo. Produtores de frutas plantam as sementes que só se transformarão em lucro muitos anos depois, quando a terra arada se transformar em um pomar.

Entre as minhas atividades principais, como palestras e consultoria, eu escrevo e traduzo livros acadêmicos nas áreas de administração e marketing. Embora escrever e traduzir sejam atividades de menor ganho financeiro do que palestras e consultoria, às vezes abro mão de serviços mais lucrativos, que geralmente envolvem viagens, para ficar em casa escrevendo ou traduzindo para as editoras com as quais mantenho um relacionamento.
Por saber que, com a idade, aumentam as dificuldades, vou mantendo viva a chama de um relacionamento com editoras e editores, que poderá ser bastante interessante no futuro, quando as viagens se tornarem mais difíceis. Então vou alimentando essa rede de relacionamentos como uma espécie de aposentadoria, para quando eu participar de comunidades do Orkut com títulos como "Já passei dos noventa".

Entrevista retirada do site: http://www.mariopersona.com.br/entrevista_valia_networking.html

Então como vimos existem três importantes coisas a levar em conta na hora de procurar emprego: a qualificação, o networking e a determinação. Por mais que a área em que você se forme esteja saturada, a sua rede de contatos e a sua qualificação lhe passarão à frente de muitas pessoas. E por mais que o que você procura esteja longe, a sua determinação é o que vai contar. Seja perspicaz, tenha visão de futuro e siga em frente, e não deixe que pessoas mudem sua opinião e acabe estragando seu futuro, que pode ser brilhante. Sempre escute, mas pense (e pense muito) no que você quer de seu futuro profissional. Boa sorte!



http://www.universia.com.br/noticia/materia_clipping.jsp?not=32145 & http://www.efetividade.net/2010/03/15/networking-amplie-seu-circulo-de-influencia/ são alguns links interessantes que achamos sobre cursos saturados e networking, e abaixo está um vídeo sobre networking:



4 comentários:

Alexandre disse...

já conheci gente que teve seu emprego garantido por causa do networking, legal abordarem isso!

bruno disse...

curti!

Marta disse...

É mesmo, o networking é tudo para se garantir hoje em dia. Quem sabe usar esta ferramenta, consegue abrir muitas portas. Ah, gostei dos links também, principalmente do segundo.

Fabi disse...

Gostei da entrevista, bem interessante e esclarecedora. Também achei legal o vídeo apresentado!!

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